Descrição | Muitas empresas têm de lidar com o planeamento do horário de trabalho do seu pessoal. Atribuir períodos de trabalho a indivíduos é um problema complexo. Devem ser consideradas várias restrições, mas, essencialmente, o objetivo é encontrar um planeamento adequado, de tal forma que o número de trabalhadores ao serviço em cada período seja suficiente para satisfazer o volume de trabalho necessário. Entre as restrições, temos tempos de trabalho mínimos e máximos e períodos de descanso. Se a empresa opera numa base de 24 horas, o problema é ainda mais complexo, visto que o início e o fim dos turnos deve ser decidido e a sequência de turnos deve cumprir os regulamentos laborais.
Um exemplo clássico deste problema é a escala de enfermagem, mas muitas outras aplicações são fáceis de encontrar como na TAP, EDP, empresas de segurança, só para mencionar alguns.
O desafio deste grupo será encontrar uma formulação para este problema, compreender a complexidade e dificuldade relacionada à sua solução e tentar resolvê-lo para um conjunto de dados real.
Coordenador | Paula Amaral, FCT / UNL.