A Universidade do Porto participa no projecto VoIP@RCTS, coordenado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
Pode consultar aqui as instruções para configuração do telefone VoIP.
Função | Atalho |
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Echo test | 600 |
Lock/Unlock | 80 - PIN |
Pickup | *8 |
Redir por tempo | 61 |
Redir instantâneo | 62 |
Redir off | 63 |
ReCallMe on | 65 |
ReCallMe off | 66 |
Transfer assistida | *2 |
Transfer instantânea | *3 |
Voicemail pin | 200 - PIN |
Voicemail ext/pin | 201 - EXT - PIN |
O PIN do telefone deve ser definido no seu perfil em
Telefones VoIP.
Para bloquear ou desbloquear a utilização do telefone para fazer chamadas com custo marque 80 e, após instrução, indique o seu PIN.
O horário de bloqueio do telefone está predefinido das 18h00 às 8h00. Este horário pode ser configurado individualmente no seu perfil, em Telefones VoIP.
Dentro do intervalo de tempo indicado, o telefone será bloqueado automaticamente, sendo necessário desbloquear para poder fazer chamadas com custo. No caso do telefone ter sido desbloqueado, manter-se-á nesse estado até: a) ser bloqueado novamente marcando o 80+PIN; ou b) ser bloqueado automaticamente no início do próximo período de bloqueio do telefone.
NOTA: O bloqueio do telefone não impede a receção de chamadas.
Este serviço permite capturar uma chamada que esteja a tocar num telefone do seu grupo de captura. Para definir grupos de captura, deverá contactar o Centro de Informática, indicando as extensões a incluir no grupo.
Para capturar uma chamada do grupo de captura a que pertence, marque *8.
Pode também capturar uma chamada marcando 72; será ouvida uma gravação a pedir a extensão que pretende capturar. Marque a extensão que pretende e a chamada será capturada.
Rechamada (ReCallMe) é um serviço que permite efetuar automativamente uma chamada que previamente não tinha sido atendida. Após efetuar uma chamada não atendida para uma extensão X, marque 65 para ativar o serviço de rechamada. Quando a extensão X fica livre, o sistema recebe uma notificação e efetua automaticamente uma ligação entre o utilizador e a extensão de destino.
Para cancelar o serviço marque 66.
Para ativar o encaminhamento de chamadas por tempo, marque 61. Aguarde a instrução e indique o número de destino pretendido. A extensão do utilizador toca durante 10 segundos e, se não for atendida nesse espaço de tempo, a chamada é encaminhada para o destino configurado.
Para ativar o encaminhamento imediato de chamadas, marque 62. Aguarde a instrução e indique o número de destino pretendido.
Para desativar o encaminhamento de chamadas, marque 63.
Para efetuar uma transferência assistida da chamada ativa, prima *2, seguido da extensão para onde pretende transferir a chamada. Se o destino da transferência ficar com a chamada, o utilizador pode simplesmente desligar o telefone; caso contrário, a chamada é retomada. O utilizador pode retomar a chamada em qualquer momento primindo *.
Para efetuar a transferência imediata de uma chamada ativa, prima *3, seguido da extensão para onde pretende transferir a chamada.
Este serviço permite receber mensagens de voz no caso de indisponibilidade no atendimento das chamdas. Não é possível usar este serviço se tiver o reencaminhamento de chamdas ativo. Quando uma mensagem chega ao correio de voz do sistema, é enviada uma cópia em formato .wav
para o email do utilizador em questão.
Para ativar o voicemail, deve aceder às OPÇÕES no Sistema de Gestão VoIP.
Para consultar o Voicemail a partir do seu telefone, marque 200 e, após instrução, indique o seu PIN.
Para consultar o Voicemail a partir de outro telefone, marque 201 e, após instrução, indique a sua extensão e depois o PIN.
Este serviço permite ter vários intervenientes numa mesma sessão telefónica.
Existem duas formas de criar uma sessão de conferência:
1. Usando um telefone Grandstream GXP2100, o 1o interveniente efetua uma chamada para o 2o interveniente. Para adicionar um novo interveniente à sessão, carregue no botão CONF do telefone e:
Quando em linha, selecionar Chamada em Conferência. Nesse momento, passam a estar todos em conferência.
NOTA: A opção Chamada em Conferência encontra-se no canto inferior esquerdo do visor, mas o texto não aparece completo, apenas algo como "ada em con".
2. É configurado um número de telefone - e uma extensão - para esse efeito (por exemplo, XXX). Os intervenientes devem previamente combinar uma chave/número que irá identificar a sua sessão de conferência (por exemplo, 12345). Depois, qualquer pessoa pode ligar para o número XXX, indicar a chave da sessão, gravar uma mensagem com o seu nome e logo de seguida entra na sessão de conferência.
NOTA:A partir do momento em que ligam para o número, os passos a efetuar são "guiados" por uma interlocutora automática.
Para fazer a gestão do(s) seu(s) telefone(s), aceda ao Sistema de Gestão VoIP e autentique-se usando como credenciais:
User Name: | u<EXTENSÃO> |
(exemplo: u10099) |
Password: | PIN_do_telefone |
Consulte o item Alteração do PIN nesta página, para informação de como obter o PIN do seu telefone.