Telefones VoIP

A Universidade do Porto participa no projecto VoIP@RCTS, coordenado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Pode consultar aqui as instruções para configuração do telefone VoIP.

Resumo dos atalhos

Função Atalho
Echo test 600
Lock/Unlock 80 - PIN
Pickup *8
Redir por tempo 61
Redir instantâneo 62
Redir off 63
ReCallMe on 65
ReCallMe off 66
Transfer assistida *2
Transfer instantânea *3
Voicemail pin 200 - PIN
Voicemail ext/pin 201 - EXT - PIN

Informação útil sobre o sistema VoIP

Teste

Este serviço consiste num teste de latência à rede IP. Marque 600 para iniciar o teste.

Alteração do PIN

O PIN do telefone deve ser definido no seu perfil em
Telefones VoIP.

Bloqueio

Para bloquear ou desbloquear a utilização do telefone para fazer chamadas com custo marque 80 e, após instrução, indique o seu PIN.

Horário de bloqueio

O horário de bloqueio do telefone está predefinido das 18h00 às 8h00. Este horário pode ser configurado individualmente no seu perfil, em Telefones VoIP.

Dentro do intervalo de tempo indicado, o telefone será bloqueado automaticamente, sendo necessário desbloquear para poder fazer chamadas com custo. No caso do telefone ter sido desbloqueado, manter-se-á nesse estado até: a) ser bloqueado novamente marcando o 80+PIN; ou b) ser bloqueado automaticamente no início do próximo período de bloqueio do telefone.

NOTA: O bloqueio do telefone não impede a receção de chamadas.

Captura de chamadas

Este serviço permite capturar uma chamada que esteja a tocar num telefone do seu grupo de captura. Para definir grupos de captura, deverá contactar o Centro de Informática, indicando as extensões a incluir no grupo.
Para capturar uma chamada do grupo de captura a que pertence, marque *8.

Pode também capturar uma chamada marcando 72; será ouvida uma gravação a pedir a extensão que pretende capturar. Marque a extensão que pretende e a chamada será capturada.

Rechamada

Rechamada (ReCallMe) é um serviço que permite efetuar automativamente uma chamada que previamente não tinha sido atendida. Após efetuar uma chamada não atendida para uma extensão X, marque 65 para ativar o serviço de rechamada. Quando a extensão X fica livre, o sistema recebe uma notificação e efetua automaticamente uma ligação entre o utilizador e a extensão de destino.

Para cancelar o serviço marque 66.

Encaminhamento de chamadas

Ativar encaminhamento por tempo

Para ativar o encaminhamento de chamadas por tempo, marque 61. Aguarde a instrução e indique o número de destino pretendido. A extensão do utilizador toca durante 10 segundos e, se não for atendida nesse espaço de tempo, a chamada é encaminhada para o destino configurado.

Ativar encaminhamento instantâneo

Para ativar o encaminhamento imediato de chamadas, marque 62. Aguarde a instrução e indique o número de destino pretendido.

Desativar encaminhamento

Para desativar o encaminhamento de chamadas, marque 63.

Transferência

Transferência assistida de chamadas

Para efetuar uma transferência assistida da chamada ativa, prima *2, seguido da extensão para onde pretende transferir a chamada. Se o destino da transferência ficar com a chamada, o utilizador pode simplesmente desligar o telefone; caso contrário, a chamada é retomada. O utilizador pode retomar a chamada em qualquer momento primindo *.

Transferência cega de chamadas

Para efetuar a transferência imediata de uma chamada ativa, prima *3, seguido da extensão para onde pretende transferir a chamada.

Voicemail

Ativar voicemail

Este serviço permite receber mensagens de voz no caso de indisponibilidade no atendimento das chamdas. Não é possível usar este serviço se tiver o reencaminhamento de chamdas ativo. Quando uma mensagem chega ao correio de voz do sistema, é enviada uma cópia em formato .wav para o email do utilizador em questão.

Para ativar o voicemail, deve aceder às OPÇÕES no Sistema de Gestão VoIP.

Consultar voicemail

Para consultar o Voicemail a partir do seu telefone, marque 200 e, após instrução, indique o seu PIN.
Para consultar o Voicemail a partir de outro telefone, marque 201 e, após instrução, indique a sua extensão e depois o PIN.

Conferência

Este serviço permite ter vários intervenientes numa mesma sessão telefónica.

Existem duas formas de criar uma sessão de conferência:

1. Usando um telefone Grandstream GXP2100, o 1o interveniente efetua uma chamada para o 2o interveniente. Para adicionar um novo interveniente à sessão, carregue no botão CONF do telefone e:

  1. marque o número do novo interveniente ou
  2. pode adicionar uma chamada já em linha, clicando nos botões de escolha da linha (no topo esquerdo do telefone)

Quando em linha, selecionar Chamada em Conferência. Nesse momento, passam a estar todos em conferência.
NOTA: A opção Chamada em Conferência encontra-se no canto inferior esquerdo do visor, mas o texto não aparece completo, apenas algo como "ada em con".

2. É configurado um número de telefone - e uma extensão - para esse efeito (por exemplo, XXX). Os intervenientes devem previamente combinar uma chave/número que irá identificar a sua sessão de conferência (por exemplo, 12345). Depois, qualquer pessoa pode ligar para o número XXX, indicar a chave da sessão, gravar uma mensagem com o seu nome e logo de seguida entra na sessão de conferência.
NOTA:A partir do momento em que ligam para o número, os passos a efetuar são "guiados" por uma interlocutora automática.

Autenticação no Sistema de Gestão VoIP

Para fazer a gestão do(s) seu(s) telefone(s), aceda ao Sistema de Gestão VoIP e autentique-se usando como credenciais:

User Name: u<EXTENSÃO> (exemplo:  u10099)
Password: PIN_do_telefone  

Consulte o item Alteração do PIN nesta página, para informação de como obter o PIN do seu telefone.

 
Mapa do Site   .   sugestoes@   .   © Faculdade de Ciências da UP