Poderá parecer estranho eu ter uma página de apontadores de software mas não uma página de apontadores para páginas de Matemática. Isto deve-se a já existir a página de apontadores do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Devo dizer que trabalho quase exclusivamente em ambiente Windows, mas que quase todo o software a que faço referência também existe para Linux.
O meu editor de texto favorito é o GNU EMACS. Para trabalhos mais simples, uso também o Notepad2.
Uso bastante o IrfanView. É fácil de usar, extremamente rápido e (quase) gratuito. A reserva da frase anterior refere-se à necessidade de pagar se se quer converter para certos formatos.
Para tratamento de imagem mais complexo, uso o GIMP.
Para a criação de imagens, tenho usado sobretudo o MetaPost. Eis dois exemplos de tais imagens:
Ainda no âmbito da criação de imagens, também tenho feito algumas experiências com o Asymptote.
Uso somente o TeX ou, mais especificamente, o MiKTEX.
Para Matemática, uso o Mathematica. Como se trata de software comercial, quando ensino a trabalhar com programas deste tipo recorro ao Maxima.
Tenho vindo a usar o MySQL para gerir as minhas bases de dados.
Para ler ficheiros no formato PDF, uso o Adobe Reader e o SumatraPDF. Além disso, para encriptar ficheiros PDF uso o pdftk, que também serve para muitas outras coisas.
Uso bastante o Ghostscript e o GSView para tudo o que tenha a ver com documentos no formato PostScript, para além de também servirem para ficheiros PDF (bem como para conversão entre os dois formatos). Refira-se, a propósito, que as duas figuras vistas acima foram convertidas do formato Encapsulated PostScript (que é o único formato que produz o MetaPost) para PNGs transparentes usando o Ghostscript
Em termos de software educativo, aquele que mais usei durante muito tempo foi o Geometer's Sketchpad. Permite, por exemplo, obter:
Coloque o cursor num dos dois pontos e desloque-o, observando o que acontece. A linha amarela que se pode ver é a trajectória mais curta de A a B que passa pela recta azul.
Actualmente, uso sobretudo o Z.u.L. (também conhecido por C.a.R.). Eis uma construção obtida com ele:
Desloque os vértices do triângulo e verá que o ortocentro, o baricentro e o circuncentro são sempre colineares (teorema de Euler). Na figura também se podem ver o incentro do triângulo, a circunferência inscrita e a circunferência circunscrita.
No entanto, quando dou aulas ou acções de formação sobre uso de computadores no ensino, o software de Geometria Dinâmica de que falo é o GeoGebra, que tem uma grande base de utilizadores e a vantagem de ter uma folha de cálculo incorporada. Eis um exemplo de uma construção obtida com o GeoGebra:
Parábola construída a partir do foco e da directriz.
Quando escrevo uma página em HTML, gosto de a ver com o Amaya. É óptimo para detectar erros no código.
Para compressão de ficheiros, tenho vindo a usar cada vez mais o bzip2.
Para sincronizar os ficheiros entre diversos computadores, recorro à Dropbox.
De maneira indirecta, também uso Java e Perl. Não sei programar em nenhuma dessas linguagens mas uso por vezes programas escritos nelas. O Z.u.L, por exemplo, está escrito em Java.
Data da última actualização deste documento: 2012–12–09
Autor: José Carlos Santos