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(20 mn)
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O objectivo principal desta
comunicação é o de dar uma breve ideia das origens históricas da
Trigonometria, do seu aparecimento natural a partir de problemas
de Astronomia. Pelo caminho, será referida a ligação entre um
teorema de Ptolomeu e as fórmulas de adição do seno e do coseno,
para as quais se fornecerá ainda uma demonstração muito elegante
e relativamente recente. Todo o conteúdo da comunicação é
acessível a alunos do ensino secundário.
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(20 mn)
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ES/3 Almeida Garrett V. N. Gaia
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O Hex foi inventado pelo
menos duas vezes e de forma independente, a primeira pelo
matemático dinamarquês Piet Hein, em 1942, e a segunda por John
Nash, em 1949. É um jogo que tem ligações a resultados
importantes da Matemática, como o Teorema da Curva de Jordan e o
Teorema do Ponto Fixo de Brower, e o estudo das suas
propriedades envolve áreas de Matemática como Teoria de Grafos,
Teoria da Complexidade e Teoria de Jogos. |
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Elementos de ordem finita em espaços de matrizes inteiras ou
racionais |
(40 mn) |
ES/3 Ermesinde e ES/3 Rocha
Peixoto Póvoa de Varzim |
Seja F=Z, Q, R ou C e
o
espaço das matrizes quadradas de p linhas e p colunas com
coeficientes em F ().
Uma matriz M de tem
ordem finita se
mas
para
0 < m < n. Se F=C, é claro que para todo o
existem
elementos de de
ordem n. Se F=R e acontece
o mesmo. Mas se F=Q ou Z a situação é bastante diferente. Para
cada ,
determinam-se os inteiros n para os quais existem elementos de
ordem n em ou
.
Analisam-se alguns factos curiosos como, por exemplo, o não
haver aparecimento de elementos de ordem diferente na passagem
de para
. |
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(20 mn)
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ES/3 Dr Manuel Gomes de Almeida |
Esta comunicação consiste na
representação de uma pequena história em que uma princesa tenta
salvar o príncipe, necessitando para tal de ultrapassar alguns
obstáculos que envolvem conceitos matemáticos. No texto, surgem
breves referências históricas, tais como o Crivo de Eratóstenes
e o processo utilizado por Tales na determinação da altura de
uma das pirâmides do Egipto. No desenrolar da história, outras
abordagens de conteúdo matemático aparecem como, por exemplo,
progressões geométricas, figuras equivalentes, etc. A
representação é feita com recurso a cerca de 10 alunos do 8º
ano, em articulação com a disciplina de Oficina de Teatro.
Algumas projecções acompanham a representação para a
complementar. |
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2005/2006: Um ano a
recordar |
(20 mn) |
EB2/3 Leça da Palmeira |
Esta apresentação abrange as
duas vertentes do nosso Estágio Pedagógico: científica e
pedagógica. Em relação à primeira, o nosso estudo consistiu em
analisar o perfil mamário. Mostraremos um pequeno resumo do
estudo efectuado e das respectivas conclusões. Em relação à
vertente pedagógica, iremos mostrar um pequeno filme que resume
vários momentos que foram para nós bastante significativos no
decorrer deste ano lectivo na nossa escola. |
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Secções do cubo |
(20 mn) |
ES/3 Ferreira de Castro
Oliveira de Azeméis |
O trabalho científico que
desenvolvemos é um trabalho didáctico sobre as secções do cubo e
consiste num programa informático em que os alunos são
convidados a responder a algumas questões, depois de manipularem
um cubo virtual à sua disposição, onde o plano de corte pode
ser movido. Este programa é destinado especialmente aos alunos
de 10º ano. Na nossa comunicação pretendemos levantar algumas
questões do ponto de vista didáctico que tivemos que resolver
com o uso deste programa, deixando de lado as questões mais
ligadas à programação. |
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Teorema de Pick |
(20 mn) |
EB2/3 Santa Marinha V. N.
Gaia |
Apresenta-se um método de
cálculo de áreas de polígonos com vértices num reticulado plano,
que se deve a Pick. Mostra-se ainda relações com a fórmula de
Euler. A apresentação está disponível em www.fc.up.pt/cmup/pick. |
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(20 mn) |
ES/3 Valongo
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Actualmente, os programas de
Matemática apontam o desenvolvimento de capacidades e de
atitudes como parte integrante da aprendizagem, colocando-a além
da simples aquisição de conhecimentos. Em particular,
valoriza-se a resolução de problemas, a comunicação e o trabalho
de grupo. Perante estas orientações, devemos esquecer os
conhecimentos e os processos de resolução de exercícios, mesmo
sabendo que serão testados em exames? Naturalmente que não! A
avaliação externa a que os alunos estão sujeitos, assim como as
expectativas do meio em que se inserem não podem ser ignoradas.
Contudo, enquanto professores, podemos procurar formas
alternativas de avaliação que vão de encontro às orientações do
programa e tenham em consideração vários parâmetros, como a
evolução dos alunos, as suas potencialidades, os contextos conde
estudam, o seu empenho e a sua participação. Existe uma
variedade de modos e instrumentos de avaliação e é importante
conhecermos as vantagens e as limitações de cada um. Um dos
instrumentos de avaliação que tivemos oportunidade de aplicar
durante o estágio foi o teste em duas fases. Já no ano passado
tínhamos ouvido falar deste instrumento na cadeira de
Metodologia da Matemática II e desde logo sentimos vontade de o
implementar na nossa prática futura, mas só este ano nos
rendemos aos seus encantos! Nesta comunicação, apresentamos um
pequeno relato da nossa experiência com testes em duas fases, na
turma de 8º ano em que leccionámos. É nosso objectivo dar a
conhecer o modo como preparámos e aplicámos este instrumento e
também o processo de classificação que utilizámos. Além disto,
pretendemos falar sobre as reacções dos alunos a este tipo de
avaliação, bem como as vantagens e limitações que identificámos
no seu uso. É nossa convicção que os testes em duas fases são
uma mais-valia para o processo de ensino-aprendizagem e que é
útil, para a formação de professores, partilhar experiências de
sucesso a este nível. |
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Sólidos Platónicos
e Arquimedianos |
(20 mn) |
ES/3 Alexandre Herculano
Porto |
É sabido que a Geometria,
considerada por alguns como a Matemática do Espaço, está
profundamente ligada à vida do Homem, ajudando-o a resolver os
diversos problemas que poderá enfrentar no seu quotidiano. Desde
muito cedo que a Humanidade se interessou pela representação de
sólidos. Nesta apresentação, será dada uma noção geral do nosso
trabalho científico, onde apresentaremos as características dos
dois grupos de sólidos estudados e a sua implementação na
sociedade. |
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