fcup

Evolução do Cabedelo do Douro

evolucao

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem desenvolvido, desde há mais de 20 anos, trabalhos de monitorização do Cabedelo do Douro, que é conhecido por ter uma grande dinâmica de alterações. Estes trabalhos decorrem no âmbito de uma colaboração com a APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões) e de projetos de investigação conjunta com o grupo de Monitorização e Gestão Costeira do CIIMAR.

Para resolver os problemas de instabilidade do cabedelo, foi construído pela APDL, em 2006, um molhe destacado. Os trabalhos de monitorização visam sobretudo avaliar as consequências dessa obra em termos de acumulação ou remoção de areia por ação do mar. Inicialmente a recolha de dados consistia no levantamento com recetores GPS, a pé ou em moto4, de perfis de praia. Atualmente são feitos levantamentos fotogramétricos com drones e com fotografia aérea convencional, obtida a partir de avião. São gerados modelos tridimensionais da praia, gerroferenciados com grande rigor, e são calculados os volumes de areia acumulada ou removida pelo mar, de ano para ano. Este estudo permite à APDL avaliar as consequências da ação do mar e decidir sobre a necessidade de execução de obras de manutenção.

Toda a informação recolhida é tratada num Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a sua consulta e análise. São considerados todos os dados adquiridos pela equipa da FCUP e outros dados disponíveis em Portugal, como as fotografias aéreas históricas. A cobertura aérea mais antiga incluída no estudo data de 1947, foi fornecida pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército, e foi georreferenciada com rigor pela equipa da FCUP.

WEBSIG do Cabedelo do Douro

Os dados resultantes deste projeto estão alojados num servidor de dados SIG, no CIIMAR. Podem ser consultados na forma de um WebSIG Para visualizar os dados clique na imagem abaixo.

websig

Notas sobre os dados