Memória Scientífica

Sara de Sena Cabral Ferreira

1.ª mulher contratada como ilustradora pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 
Desenhadora da “Secção de Sciências Biológicas” da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Sara de Sena Cabral Ferreira nasceu a 20 de janeiro de 1871, na freguesia de Cedofeita, no Porto.
Era filha de Cândido Emílio Cabral, guarda-livros, e de Guilhermina Baptista d’Aguiar Cabral. 

Sobre a sua formação pouco se encontra documentado. É apenas possível que a mesma tenha sido assente em algumas bases de desenho e/ou ciências naturais, dado as suas fortes competências em ilustração científica. Provavelmente tratou-se de uma formação feita em casa, atendendo à possibilidade de, à época, jovens da alta e média burguesia receberem aulas particulares de pintura e desenho. A ligação da sua família à Sociedade d’Instrução do Porto, fundada em 1880, poderá ter contribuído igualmente para a sua formação, atendendo a que se tratava de uma associação com diversos trabalhos publicados em temáticas como o ensino em Portugal, as artes, as indústrias e as ciências naturais. 

As suas primeiras ilustrações datam de 1916, ainda antes de ter sido contratada oficialmente pela Faculdade de Ciências.

Sara de Sena Cabral Ferreira fotografada junto de docentes e do pessoal técnico da Secção de Sciencias Biológicas da FCUP. _Coleção: Arquivo do Centro Português de Fotografia
Ilustração de "Rubus Sampaianus", da autoria de Sara Cabral Ferreira, publicada na obra "Iconografia Selecta da Flora Portuguesa" de Gonçalo Sampaio. _Coleção: Biblioteca da FCUP

Aos cinco de Junho de  mil novecentos e dezanove, nesta Faculdade de Sciencias do Porto, (…), compareceu Sara Cabral Ferreira, afim de tomar posse do logar de Desenhador anexo à secção de sciencias biológicas (…).

Termo de Posse de Sara Cabral Ferreira, para as funções técnicas na Faculdade de Ciências da U.Porto
5 de junho de 1919

A 5 de junho de 1919 tomou posse como desenhadora anexa à “secção de sciencias biológicas” da Faculdade de Ciências. Conforme refere o termo de posse, Sara Cabral Ferreira “fora nomeada por conveniência urgente de serviço”, para um cargo até àquela data inexistente. 

Variadas ilustrações científicas conhecidas de sua autoria figuram nas obras do zoólogo Augusto Nobre (1865-1946) e do botânico Gonçalo Sampaio (1865-1937). Deste primeiro, destacam-se os desenhos de Sara Cabral Ferreira na área da Zoologia Marinha, com ilustrações publicadas nas obras “Animais Venenosos de Portugal”, publicada em 1928, “Moluscos terrestres, fluviais e de águas salobras de Portugal”, de 1930, e “Moluscos Marinhos e das Águas Salobras”, de 1938 (conforme refere o autor no prefácio desta última). No que toca à colaboração com Gonçalo Sampaio, são encontrados trabalhos assinados pela ilustradora na obra “Iconografia Selecta da Flora Portuguesa”, de 1949. 

Em 1896 contraiu matrimónio com Fausto Meireles Ferreira, tendo resultado uma única filha dessa relação – Sara Ângela Cabral Ferreira de Souza Machado, nascida em 1900.  

Sara Cabral Ferreira era cunhada de Paulo Meireles Ferreira (1867-1936), 3.º diretor da FCUP, e concunhada de Augusto Nobre.  

Faleceu a 26 de maio de 1926, aos 54 anos, em Matosinhos. 
Encontra-se sepultada no Cemitério de Agramonte, no Porto.

Pormenor do prefácio da obra "Animais Venenosos de Portugal" de Augusto Ferreira Nobre, publicada em 1928, onde é feita referência à obra da "Senhora D. Sara Ferreira, desenhadora da Secção biológica desta Faculdade, recentemente falecida". _Coleção: Biblioteca da FCUP
Scroll to Top