Memória Scientífica

laura rosa de castro

Uma das primeiras mulheres contratadas na categoria técnica da FCUP 
Servente do Museu de Zoologia da FCUP 

Laura Rosa de Castro, juntamente com Sara de Sena Cabral Ferreira (1871-1926), foi uma das primeiras mulheres com funções técnicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), aquando da sua tomada de posse a 5 de junho de 1919. Por sua vez, Laura Rosa de Castro viria a desempenhar as funções de Servente do Museu de Zoologia da Faculdade.

Termo de Posse de Laura Rosa de Castro, de 5 de junho de 1919, para as funções de Servente do Museu de Zoologia da Faculdade de Sciencias da Universidade do Porto. _Coleção: Arquivo da Reitoria da Universidade do Porto

Aos cinco de Junho de mil novecentos e dezanove, nesta Faculdade de Sciencias do Porto, (…) compareceu Laura rosa de Castro, afim de tomar posse do logar de servente do Museu de Zoologia da Faculdade de Sciencias da Universidade do Porto, para que fôra nomeada por conveniencia urgente de serviço (…).

Termo de Posse de Laura Rosa de Castro
5 de junho de 1919

À semelhança de Sara Cabral Ferreira, Laura Rosa de Castro assume funções perante o então Diretor da FCUP, Professor Doutor Paulo Ferreira (1867-1936), para o cargo para o qual havia sido nomeada por decreto, a 31 de maio de 1919, por “conveniência urgente de serviço”. 

Scroll to Top