Ribeiro, T., & Vasconcelos, C. (2024). Non-formal secondary students’ education to develop environmental insight. Episodes – Journal of International Geoscience (Special Issue – International Geoscience Education Strategies: innovations, collaborations and future directions), 1-13. https://doi.org/10.18814/epiiugs/2024/02404s01E
A Geoethics Syllabus for Higher Education: Evaluation of an Intervention Programme
Vasconcelos, C., Cardoso, A., & Ribeiro, T. (2023). A Geoethics Syllabus for Higher Education: Evaluation of an Intervention Programme. Geosciences, 13(10), 302. https://doi.org/10.3390/geosciences13100302
[Curso de Formação Contínua] SEA – Sustentabilidade e Economia Azul: uma abordagem à literacia oceânica
Até 13 de julho, encontra-se a decorrer o prazo de candidaturas para o curso de formação continua SEA – Sustentabilidade e Economia Azul: uma abordagem à literacia oceânica – da FCUP. No âmbito do Programa “Impulso Adultos” PRR, existem 20 bolsas a concurso que permitirão a frequência dos candidatos neste curso com o apoio de 350€, o valor da propina. Mais informação aqui.
Creating and promoting gender equity and diversity in professional geological societies: a focus on AAPG
Kernen, R., Amos, K. ., Abu, C., Allen, J., Ahmed, S. ., Birgenheier, L., Frank-Collins, J., George, T., Gomez, K., Haagsma, A., Hart-Wagoner, N., López Vega, A., Onwumelu, C., & Rysak, B. (2023). Creating and promoting gender equity and diversity in professional geological societies: A focus on AAPG. Journal of Geoethics and Social Geosciences, 1(1), 1–31. https://doi.org/10.13127/jgsg-27
Application of geoethics to university education based on a mining geoethical dilemma case study in the Catalonian Potassic Basin (Spain)
Canseco, R., & Bellaubi, F. (2022). Application of geoethics to university education based on a mining geoethical dilemma case study in the Catalonian Potassic Basin (Spain). Journal of Geoethics and Social Geosciences, 1(1), 1–37. https://doi.org/10.13127/jgsg-24
Public Understanding of Geoethics Dilemmas: A survey on Lithium Exploitation
Vasconcelos, C., Moutinho, S., Ribeiro, T., Lima, A. (2022). Public Understanding of Geoethics Dilemmas: A survey on Lithium Exploitation. In: Rezaei, N. (Eds) Transdisciplinarity. Integrated Science, vol 5. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-94651-7_17
The need for transparent communication in mining: a case study in lithium exploitation
Ribeiro, T., Lima, A., & Vasconcelos, C. (2021). The need for transparent communication in mining: a case study in lithium exploitation. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement, 1-20. https://doi.org/10.1080/21548455.2021.1999530
Earth Science Education as a Key Component of Education for Sustainability
Vasconcelos, C., & Orion, N. (2021). Earth Science Education as a Key Component of Education for Sustainability. Sustainability, 13(3), 1316. https://www.mdpi.com/2071-1050/13/3/1316
Vai ter menina na Ciência – 2020
A segunda edição do evento “Vai ter menina na Ciência” da Universidade de São Paulo está prestes a acontecer! Nos dias 14, 21 e 28 de novembro, entre 9-12h e 14-16h, ocorrerão atividades voltadas às meninas dos Ensinos Fundamental (8⁰ e 9⁰ anos) e Médio com o intuito de apresentar aspectos interessantes das diversas áreas da Ciência, assim como relatos de diversas cientistas-mulheres sobre suas trajetórias e o dia-a-dia de uma cientista.
Público-alvo: Estudantes meninas do ensinos fundamental 2 (8º e 9º anos) e médio
Caso conheça meninas que poderiam se interessar pelo evento, confira mais informações na página de inscrições (bit.ly/vtmc2) e a programação no site do evento (http://www.each.usp.br/meninaciencia).
Comissão Organizadora (Professora Rosana, Professora Kathia e Professora Rosely)
Until the Last Drop | Viva la Geoethics
“Until the Last Drop | Viva la Geoethics” – Vídeo vencedor no Side-Event “Promoção Da Consciencialização da Geoética e da Gestão Responsável das Águas Subterrâneas” do Congresso “Geoethics & Groundwater Management: Theory and Practice for a Sustainable Development” – GEOETH&GWM’20.
Promessa Geoética | Celebração do Dia da Geoética 2020
Teaching Geoethics: Resources for Higher Education
No âmbito do Projeto Erasmus+ GOAL (Geoethics Outcomes and Awareness Learning, ref. 2017-1-PTO1-KA203-035790) foi elaborado o eBook “Teaching Geoethics: Resources for Higher Education“, editado por Clara Vasconcelos (FCUP, Portugal), Susanne Schneider-Voß (BOKU, Áustria) e Silvia Peppoloni (INVG, Itália).