Vídeos Vlab-Fis 10.º ano

Vlab-Fis: Movimento num plano inclinado

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 1.1 – Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno relacionar a energia cinética de um corpo com a distância percorrida quando este desce por um plano inclinado.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Vídeo 1  – massa de 50 g; ângulo de 10 graus

Vídeo 2  – massa de 100 g; ângulo de 10 graus

Vídeo 3  – massa de 50 g; ângulo de 20 graus

NOTA: descarregar os vídeos com o programa ClipConverter.cc, para preservar a taxa de aquisição.(https://www.clipconverter.cc/)

Vlab-Fis: Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar as transformações entre a energia potencial gravítica e a energia cinética, determinar o coeficiente de restituição elástica quando a bola colide com o solo e analisar as variações de energia mecânica da bola ao longo dos ressaltos.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Vídeo 1  – Bola de borracha; piso de esferovite (isopor)

Vídeo 2  – Bola de borracha; piso de linóleo

Vídeo 3  – Bola de borracha; piso de madeira

Vídeo 4  – Bola de ping pong; piso de madeira

Vídeo 5  – Bola de voleibol; piso de madeira

NOTA: descarregar os vídeos com o programa ClipConverter.cc, para preservar a taxa de aquisição.(https://www.clipconverter.cc/)

Vlab-Fis:  Características de uma pilha

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 2.1 – Características de uma pilha, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar e calcular as características de uma pilha, nomeadamente a força eletromotriz e a sua resistência interna, bem como associar um modelo físico explicativo.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Simulação HTML 5  Roteiro de exploração da simulação

Vlab-Fis: Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno conhecer o funcionamento de um painel fotovoltaico, analisar as condições em que a potência elétrica produzida pelo painel é máxima e refletir sobre a sua utilização na sociedade atual, quer em termos de exposição solar, quer na otimização da sua utilização em circuitos elétricos com resistência variável.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Simulação JAVA java_icon Roteiro de exploração da simulação

Vlab-Fis: Capacidade térmica mássica

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.2 – Capacidade térmica mássica, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar a variação de temperatura de blocos de diferentes materiais quando se se lhes fornece energia. O comportamento térmico dos materiais permite compreender por que são usados materiais diferentes em várias aplicações do dia a dia que envolvem transferências de energia como calor, tais como nos aquecedores elétricos a seco ou na refrigeração automóvel.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Simulação JavaScript (EN) Roteiro de exploração da simulação

Simulação JAVA java_icon

Vlab-Fis: Balanço energético num sistema termodinâmico

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar a transferência de energia entre dois subsistemas (água e gelo), quando misturados num copo calorimétrico. Através do balanço energético, tendo em conta o cálculo da energia necessária para fundir o gelo, o seu aquecimento e a energia transferida pela água no seu arrefecimento, pode-se discutir a eventual “energia de troca” entre o sistema e a sua vizinhança. A atividade é muito útil para refletir sobre a viabilidade de construir sistemas isolados.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Simulação JavaScript (EN) Roteiro de exploração da simulação

Simulação JAVA (PT – usar navegador PaleMoon)java_icon