Engenharia Matemática
 
 
Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática
 
 
 
 

Apesar da Biologia ser uma ciência que já há muito tempo me suscitava curiosidade, foi no Mestrado em Engenharia Matemática que percebi quão útil a Matemática podia ser na análise de informação biológica. Durante a parte curricular tive a oportunidade de escolher disciplinas que me permitiram alargar o conhecimento matemático e dar os primeiros passos na área da genética e epidemiologia. Os coordenadores do Mestrado permitiram ainda que realizasse a tese no âmbito de um projecto de investigação em que estava envolvida, demonstrando apoio e flexibilidade pelos meus interesses. Irei sem dúvida recordar este Mestrado como uma mais valia na minha formação pessoal e académica, tendo-me aberto muitos horizontes e novas (e boas!) perspectivas profissionais.

Ana Paula Leite
Student in the "Computational and Systems Biology PhD Program", Massachusetts Institute of Technology, US

O mestrado de Engenharia Matemática esteve na origem da alteração do meu percurso profissional, iniciado no ensino da matemática. Actualmente integro uma equipa altamente motivada e especializada no desenvolvimento de modelos na área financeira. Considero que este mestrado complementou da melhor forma a minha formação base em Matemática. O carácter dirigido para a aplicação do conhecimento em contextos reais permite-me hoje enquadrar os desafios do trabalho com grande segurança.

Maria do Carmo Sousa
Millennium bcp / BCP

O Mestrado de Engenharia Matemática da FCUP é um mestrado muito bom, uma vez que é bastante abrangente, no que diz respeito aos conteúdos leccionados, formação académica base, assim como áreas de aplicabilidade no mercado de trabalho. Este mestrado tem aplicações em diferentes áreas, o que nos permite ambicionar a interligação da nossa formação académica base com outras áreas no mercado de trabalho. Também a maioria das disciplinas que compõem este curso são “de opção”, o que nos permite esboçar o mapa de aprendizagem que mais se adequa as nossas ambições de empregabilidade futuras. Todos estes factores, tal como o elevado nível de exigência deste mestrado, fazem dele bastante conceituado e com elevado prestígio.
Actualmente estou a tirar o doutoramento Interdisciplinar em Ciências, estando a desenvolver os meus trabalhos no IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.
Sem dúvida, o caminho percorrido até aqui, assim como o desenvolvimento dos meus actuais trabalhos são, de um certo modo, portas que o mestrado em Engenharia Matemática me abriu. Os conhecimentos adquiridos ao longo da frequência do mesmo foram fundamentais para a actividade profissional que exerço actualmente. Este mestrado foi e continua a ser uma mais-valia na minha formação académica e na minha actividade actual.

Maria Inês Gomes Soares
IPATIMUP

De facto achei o Mestrado em Engenharia Matemática muito interessante, pois fiquei pouco satisfeito com a Licenciatura em Ensino de Matemática que, no meu entender, se tinha ficado muito por aspectos teóricos. O Mestrado em Engenharia Matemática abordou áreas tão diversas como a financeira, programação, biologia ou grafos, entre outras o que me permitiu trabalhar com ferramentas que analisam dados mais próximos da realidade, sendo algumas das ferramentas de análise transversais a várias áreas.
Durante o segundo ano soube que na Universidade do Minho, no Departamento de Engenharia de Polímeros estavam à procura de pessoas da área da matemática para trabalhar em projectos de simulação na área de mecânica de fluidos. Fiz a tese de Mestrado já com um orientador deste departamento, e no fim do mestrado tive a oportunidade de trabalhar numa equipa que faz investigação nesta área. Após cerca de um ano a trabalhar em investigação comecei o meu doutoramento na mesma área. Actualmente, o trabalho que estou a realizar no meu doutoramento, insere-se no desenvolvimento de um código numérico que tem vindo a ser desenvolvido por pessoas da área na Universidade do Minho, e permite simular várias condições de processamento de polímeros de um modo muito mais rápido e económico do que as mesmas experiencias em laboratório. Actualmente códigos similares são usados no Departamento de Engenharia de Polímeros para o desenvolvimento de peças e na procura de condições de processamento (velocidades, formas de peças, entre outros parâmetros) óptimas em problemas colocados pela indústria. Este tipo de códigos permite fazer experiências variando os parâmetros de processamento num computador enquanto as máquinas na indústria não param de processar, caso contrário seria necessário, para além dos gastos inerentes às experiências, parar a produção para que as experiências pudessem ser feitas.
No meu trabalho actual, necessito frequentemente de "ferramentas matemáticas", sejam elas mais teóricas ou de análise de dados experimentais, de conhecimento de programação e de estruturamento de raciocínio, para os quais, estou certo que o Mestrado em Engenharia Matemática contribuiu de forma decisiva.

Nelson Gonçalves
Universidade do Minho
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
     
 
     
Engenharia Matemática