Faculdade de Ciências
                - Universidade do Porto - Departamento de Matemática


EDIÇÃO 2014-2015
   
 

Objectivos. 2º ciclo Engenharia Matemática

Do ponto de vista dos agentes económicos, a Matemática fornece o contexto logicamente coerente e estruturado e a linguagem universal para a análise, optimização e controlo dos processos naturais e tecnológicos.

Os problemas que hoje surgem no âmbito das várias actividades, não só económicas mas também as ligadas à saúde, segurança, ensino, comunicações, ambiente, etc., envolvem fenómenos e processos cada vez mais complexos cuja análise requer um espírito analítico que os interprete sob múltiplas perspectivas.

A Engenharia Matemática desenvolve a capacidade analítica de abordar os problemas, a habilidade de propor metodologias multifacetadas que conduzam a soluções gerais, aplicáveis em contextos aparentemente distintos.

Forma especialistas que, para além do conhecimento das várias técnicas da matemática contemporânea, estão também familiarizados com os avanços mais recentes da computação científica e da algoritmia numérica. Os engenheiros matemáticos trabalham na vanguarda da inovação e, por isso, são cada vez mais valorizados nas suas áreas de intervenção. Pelas competências que desenvolvem, nomeadamente pela percepção global (holística) dos problemas e metodologias de resolução, facilmente se integram em equipas multidisciplinares, onde assumem um papel liderante, participando activamente no rumo da inovação científica e empresarial, contribuindo para o desenvolvimento económico sustentado numa sociedade do conhecimento.

O 2º ciclo (mestrado) de Engenharia Matemática, tem como objectivos principais:

  • fornecer um sólida preparação matemática;
  • preparar competências e engenho em técnicas de modelação matemática que possam servir uma amplo leque de aplicações em vários ramos da actividade humana;
  • facilitar o uso de aplicações computacionais e técnicas numéricas;
  • estimular e facilitar o diálogo com os vários agentes económicos para que a formação seja adquiridaa em intimo contacto com problemas da vida real;
  • permitir uma rápida e eficaz integração no mercado de trabalho.
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática