Investigadores da FCUP estão em destaque em rankings mundiais recentemente divulgados. Na ranking anualmente publicado pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) – a “World’s Top 2% Scientists list” – há 32 investigadores da FCUP e centros de investigação associados ente os melhores do mundo.
Destes 32, 10 são do Departamento de Biologia, 1 do Departamento de Ciência de Computadores, 11 do Departamento de Física e Astronomia, 4 do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, 1 do Departamento de Matemática e 5 do Departamento de Química e Bioquímica.
Dos 32 investigadores destacados da FCUP, 18 figuram em simultâneo nas duas listas divulgadas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano civil.
A análise, que é uma das mais prestigiadas a nível internacional, incidiu sobre cerca de 9 milhões de cientistas. A lista apresentada considera os 2% de cientistas mais citados em todo o mundo.
A atualização, publicada no dia 4 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas.
O estudo pode ser consultado na página da ElseViewer.
Ranking AD Scientific Index
Por outro lado, no ranking AD Scientific Index figuram em destaque dezenas de cientistas da FCUP e centros de investigação associados. No top dos melhores investigadores a nível nacional, Nuno Cardoso Santos, docente da FCUP e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – estando em 9º lugar. No que toca à Universidade do Porto, segundo o ranking, é o cientista com melhor classificação.