O INESC TEC vai validar uma nova abordagem para a deteção de micro contaminantes em diferentes áreas de aplicação, nomeadamente, no controlo da qualidade da água, na otimização de processos industriais, ou até em diagnóstico médico, em tempo real e ambientes complexos.
Chama-se MyTag – dispositivos de monitorização ambiental universais baseados na análise inteligente de dispersão ótica amplificada com polímeros de impressão molecular –o projeto que vai desenvolver esta nova plataforma de deteção molecular.
Em concreto, “este projeto permitirá habilitar novos métodos de diagnóstico precoce, bem como potenciar uma maior capacidade de vigiar, compreender e proteger o ambiente”, refere Pedro Jorge, docente do DFA, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e responsável pelo projeto. Além disso, “a validação deste conceito permitirá desenvolver sistemas de monitorização ambiental miniaturizados, com potencial para ser incorporados em sistemas robóticos autónomos”, acrescenta o investigador.
Ver a noticia do INESC TEC.