Físicos do DFA/FCUP organizam dia dedicado à ciência e tecnologia quânticas

A conferência Quantum Day@PT está marcada para o dia 14 de abril e conta com a participação de cientistas de renome dentro da ciência e tecnologia quânticas.

Este ano celebra-se o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas — que marca o 100º aniversário da Mecânica Quântica e, para o celebrar, uma equipa de investigadores e docentes da FCUP organiza, a 14 de abril, a conferência Quantum Day@PT. Este evento traz à FCUP discussão e reflexão sobre a investigação de ponta que se tem realizado nestas áreas, com a presença de convidados de renome a nível nacional e internacional.

“O Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP) possui uma linha de investigação dedicada aos materiais quânticos e, considerando que 2025 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, em 7 de junho de 2024, decidimos organizar este evento”, conta André Pereira, docente da FCUP, investigador do IFIMUP e um dos responsáveis pela iniciativa.

A data escolhida não foi também ao acaso: no dia 14 de abril celebra-se o Dia Mundial da Mecânica Quântica, “uma referência natural aos dígitos iniciais da constante de Planck (4,14), ou seja, 4,1356677 × 10⁻¹⁵ eV·s, um produto de energia e tempo que constitui uma constante fundamental na física quântica”, explica.

Ao longo dos anos, a FCUP tem promovido uma rede de colaboração interdisciplinar que inclui física, nanotecnologia, computação quântica e fotónica e contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico a nível nacional e internacional. É prova disso o grupo alargado de investigadores, docentes e estudantes que integram a organização do QuantumDay@PTAna PiresMafalda MoreiraJoão Maganinho, Carlos Roque, Bruno Fernandes, do IFIMUP,  Eduardo Castro e Vítor Pereira da CF-UM-UP, e também Ariel Guerreiro do INESC-TEC.

Mesa-redonda sobre as perspetivas futuras das tecnologias quânticas

O objetivo do evento é explorar o futuro da tecnologia quântica e o número de inscritos – perto de uma centena – revela o interesse que esta temática desperta na comunidade científica e académica portuguesa.

O Quantum Day abordará diversos tópicos como nanotecnologia e deteção, fotónica e ótica quântica, algoritmos de computação quântica e materiais quânticos e seus fenómenos associados. “Estes temas refletem as fronteiras emergentes da tecnologia quântica, explorando aplicações que vão desde a deteção avançada até à computação quântica e novas plataformas fotónicas”, contextualiza André Pereira.

Ao longo do dia, o evento contará com palestras plenárias e sessões temáticas com oradores convidados de renome, que apresentarão a investigação de ponta realizada na área Ciência e Tecnologia Quântica. Entre os oradores convidados já confirmados estão, por exemplo, os investigadores Jana Nieder, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Sofia Ferreira-Teixeira, do CIC nanoGUNE, Instituto de Investigação em San Sebastian, Orfeu Bertolami, da FCUP, e Nelson Muga, do Instituto de Telecomunicações. 

O evento conta ainda com uma mesa-redonda: um debate sobre as perspetivas futuras das tecnologias quânticas, o papel de Portugal neste domínio e as oportunidades de financiamento disponíveis. Serão ainda apresentados trabalhos de investigação na área quântica.

Haverá também lugar a uma sessão de posteres de trabalhos de estudantes de mestrado, doutoramento ou de investigadores pós-doutorados de várias instituições do país. As candidaturas estão abertas candidaturas até ao dia 5 de abril.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Por Renata Silva / FCUP