A alumna do DFA/FCUP, Catarina Monteiro, recebeu o prémio de “Melhor Tese de Doutoramento em Ótica e Fotónica em 2023” da Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica (SPOF).
A investigadora Catarina Monteiro, doutorada e mestre em Engenharia Física pelas Faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP), conquistou o prémio de “Melhor tese de doutoramento em ótica e fotónica em Portugal, em 2023”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica (SPOF) na conferência internacional AOP 2024 – 6th International Conference on Application of Optics and Photonics.
Este evento internacional é organizado de dois em dois anos pela SPOF e visa apresentar os desenvolvimentos nas mais diversas áreas da ótica e da fotónica.
O trabalho “Study and development of optical fiber structures based on graphene” contou com a orientação dos investigadores do INESC TEC, Orlando Frazão e Susana Silva.
Catarina Silva Monteiro recebeu o prémio durante a conferência AOP 2024 que teve lugar na Universidade de Aveiro. Foto: DR
A conferência decorreu na Universidade de Aveiro, entre os dias 16 e 19 de julho de 2024 e envolveu a participação de mais de 20 investigadores do INESC TEC, docentes e estudantes da FCUP, através de apresentações orais e comunicações em poster, nas áreas de biossensores, materiais óticos, espetroscopia, quantum imaging e sensorização acústica distribuída.
Para além de Catarina Monteiro, foi também premiado pelo seu trabalho o investigador Daniel Pereira, da Universidade de Aveiro, que defendeu a tese “Analysis and Optimization of Continuous Variables Quantum Cryptographic Systems”.
A sessão de entrega do prémio consistiu na entrega de um diploma e de um prémio monetário simbólico, no valor de 500€, na sessão de encerramento da conferência AOP2024.
Sobre Catarina Monteiro
Catarina Monteiro é investigadora no INESC TEC desde 2015, altura em que frequentava também o Mestrado Integrado em Engenharia Física, também partilhado entre a FCUP e a FEUP. Durante o Mestrado Integrado em Engenharia Física, desenvolveu a sua dissertação com um trabalho de investigação realizado na FCUP e no Centro de Fotónica Aplicada no INESC TEC na área dos sensores óticos, tendo envolvido como objeto de estudo o fabrico de um sensor de curvatura com baixa sensibilidade à temperatura.
Mais recentemente, e no âmbito do seu doutoramento, também no INESC TEC, dedicou ao estudo de estruturas de fibra ótica baseadas no grafeno, trabalho que levou ao prémio agora noticiado.