IEEE distingue dissertação de mestrado de alumna do DFA/FCUP

Catarina Pereira, do mestrado em Engenharia Física, recebeu o prémio de melhor dissertação de mestrado da maior associação mundial de profissionais da área da tecnologia.

O capítulo português do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial, distinguiu recentemente o trabalho de Catarina Pereira, mestre em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2024, destinado às melhores dissertações de mestrado em Portugal nas áreas técnicas cobertas pelo IEEE.

A dissertação com o título “A Comprehensive Study of the Magnetocaloric Thermodynamic Properties of Bulk and Micrometric Gadolinium Samples” centrou-se na caracterização de amostras magnetocalóricas – refrigerantes sólidos que têm o potencial de serem mais eficientes e menos nocivos para o ambiente do que os gases refrigerantes atualmente usados – e no desenvolvimento de um novo método de medição de três propriedades termodinâmicas fundamentais de materiais magnetocalóricos: a variação de entropia isotérmica, a variação de temperatura adiabática e calor específico, bem como a sua dependência na temperatura e no campo magnético. 

Catarina Pereira, que defendeu a sua dissertação em julho, tendo concluído este mestrado partilhado com a Faculdade de Engenharia (FEUP), desenvolveu e validou um novo método que permite a medição destas três propriedades através da utilização de um único equipamento – um magnetómetro comercial. O trabalho contou com a orientação dos docentes João Horta Belo e João Pedro Araújo, também investigadores no IFIMUP. 

Prevê-se que este desenvolvimento forneça uma ferramenta à comunidade para caracterizar e comparar diferentes refrigerantes magnetocalóricos de forma mais rápida e rastreável.

Nesta edição, foi também premiada a dissertação de Nuno Costa, realizada no âmbito do mestrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP. O autor do trabalho “Leveraging Physics-Informed Neural Architectures as Surrogate Models for Space Weather Forecasting” é também licenciado em Engenharia Informática e Computação, das Faculdades de Engenharia e de Ciências.

A atribuição do IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2024 decorreu no passado dia 15 de novembro, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, no âmbito do “IEEE Portugal Engineering Day”, no qual também foram distinguidos André Clérigo e Matilde Rocha, da Universidade de Aveiro e Bruno Ribeiro, do Instituto Politécnico do Porto.

Por Renata Silva / FCUP