O Departamento dispõe de vários laboratórios de ensino vocacionados para as unidades curriculares experimentais dos seus cursos. O ensino experimental do DFA procura dotar os seus estudantes de conhecimentos e práticas laboratoriais especializadas, sendo uma marca característica de reconhecida excelência e elevada reputação entre os empregadores. Tem por objetivo preparar os seus estudantes para os desafios da sua vida futura, quer académica, quer profissional.
Abordagem no ensino experimental:
Ao longo do seu percurso académico, os estudantes vão fortalecendo a sua compreensão e capacidade de aplicação de técnicas e manuseamento de equipamentos de medida, progressivamente mais complexas, bem como trabalhando estratégias para a aquisição, processamento e análise de sinais a partir das experiências que são propostas nas várias unidades curriculares laboratoriais.
São também trabalhadas as competências de reporte científico, quer através da manutenção de registos laboratoriais, quer pela produção de relatórios científicos e pela discussão crítica entre pares de procedimentos e resultados.
Mais do que meros executantes, os estudantes dispõe de acompanhamento próximo no seu percurso laboratorial, procurando-se o desenvolvimento do seu espírito crítico e o recuperar do sentido de intuição física no planeamento, realização, e análise do trabalho experimental.
Laboratórios existentes:
A rede existente de laboratórios experimentais de ensino, no espaço do DFA, inclui as seguintes salas com equipamento laboratorial:
- FC3.-114 – Laboratório de Ensino – Eletrónica e Instrumentação
- FC3.-122 – Laboratório de Ensino – Instrumentos de Medida
- FC3.016 – Laboratório de Ensino – Estudo Processos Físicos I
- FC3.017 – Laboratório de Ensino – Estudo Processos Físicos II
- FC3.021 – Laboratório Avançado de Ótica II
- FC3.022 – Laboratório Avançado de Ótica I
- FC3.118 – Laboratório Avançado de Materiais
- FC3.119 – Laboratório de Ensino – Medida, Cinemática
- FC3.121 – Laboratório para o Ensino e Divulgação da Física
Unidades curriculares laboratoriais:
1º ciclo:
• FIS1005 – Laboratório de Física I (L:EF, L:F, L:B, L:CC, L:G, L:M, L:Q)
• FIS1010 – Introdução à Instrumentação (L:EG)
• FIS2004 – Laboratório de Física II (L:EF, L:F, L:B, L:CC, L:G, L:M, L:Q)
• F3002 – Laboratório de Aquisição e Controlo (L:F)
• FIS3011 – Laboratório de Física III (L:EF, L:F)
• EFIS3001 – Projeto Integrador (L:EF)
2º ciclo:
• F4007 – Laboratório de Instrumentação em Física Médica (M:FM)
• FIS4038/F4017 – Técnicas Laboratoriais Avançadas I (M:EF, M:F)
• FIS4039/F4014 – Técnicas Laboratoriais Avançadas II (M:EF, M:F)
• DID4005 – Didática da Física I (M:EFQ)
• EC/DC4001 – Elementos de Divulgação das Ciências (M:EDC)
Na formação avançada (Dissertação, Estágio, Projeto, Tese) os trabalhos experimentais e de investigação dos estudantes de 2º e 3º ciclos decorrem, quer nos laboratórios avançados do DFA, quer nas instalações laboratoriais dos grupos de investigação instalados no DFA que acolhem projectos de dissertação e tese.
O DFA acolhe também as instalações da Unidade de Micro e Nanofabricação MNTEC/CEMUP, possibilitando, quando necessário, o acesso a esta infraestrutura de apoio à investigação.
Equipa dos Laboratórios:
Coordenação: Carla Carmelo Rosa e Paulo V. S. Marques
O funcionamento regular dos laboratórios conta com o imprescindível apoio e serviços técnicos prestados pela Oficina de Electrónica e pela Oficina de Mecânica, ambas sediadas no DFA.
Apoio administrativo: Ana Sofia Marques Queirós