A primeira edição da Escola de Verão de Física (site da escola) realizou-se em 2005 (ver lista das edições anteriores), introduzindo uma maneira inovadora de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projeto científico sob a supervisão de jovens investigadores. A Escola tem lugar anualmente no início de setembro.

Para quem?
Estudantes do secundário, (com prioridade para o 11º ano) com interesse pela Ciência. Em edições anteriores acolhemos estudantes de todo o país (Continente e Ilhas), dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, de Macau, do Brasil e da Galiza.
Porquê a Física?
A Física é uma disciplina com uma maneira muito particular de pensar e de fazer; o mundo concreto da nossa experiência, do nosso quotidiano, da nossa tecnologia exprime-se através de leis e conceitos abstratos. Os Físicos exercem a sua atividade neste diálogo permanente entre a acão e o pensamento e criam por isso um abordagem muito particular aos problemas, que vão desde a investigação das leis fundamentais da natureza, da compreensão do Cosmos, até à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, da eletrónica à medicina.
Porquê esta Escola?
A escola proporciona uma experiência do que é ser Físico, Engenheiro Físico ou Astrónomo. Os cursos avançados de Relatividade, Mecânica Quântica e Nanotecnologias, e Astrofísica estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa perceção (convencional) da realidade; os projetos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução tem de ser apresentada antes do final da Escola.
A última edição, a 19ª EVF, realizou-se 25 a 30 de agosto de 2024, contando com a participação de 59 estudantes oriundos de Portugal continental, Ilhas, Brasil, São Tomé e Principe, Alemanha e Galiza.
Próxima edição
A próxima edição, a 20ª EVF já está em preparação e terá lugar de 24 a 29 de agosto de 2025.