Associação Internacional de Estudantes de Física distingue estudante do DFA

A estudante do DFA da FCUP, Leonor Andrade, está no “top 3” do Prémio AC5 Cientista em Início de Carreira, um reputado prémio internacional que distingue estudantes de física de todo o mundo.

Associação Internacional de Estudantes de Física (IAPS) e a Comissão Afiliada da União Internacional de Física Pura e Aplicada (AC5 da IUPAP) acabam de distinguir a estudante da FCUP, Leonor Andrade, com o 2º lugar do Prémio AC5 Cientista em Início de Carreira, um galardão de grande prestígio que distingue estudantes de física em todo o mundo, pelo seu percurso académico notório e dedicação às respetivas áreas de investigação.

A frequentar o primeiro ano do Mestrado em Engenharia Física, Leonor destacou-se assim de colegas estudantes de física de universidades reputadas de dentro e de fora da Europa. À sua frente só ficou mesmo Conor Ryan, estudante de Física da Trinity College Dublin, que foi o grande vencedor do prémio.

Esta distinção reconhece o envolvimento dos estudantes de física, de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, em atividades de divulgação e de comunicação, entre elas a liderança de Associações de Estudantes de Física, a organização de eventos desta área e o empenho na divulgação científica. Para serem elegíveis, os alunos tinham ainda de demonstrar possuir um percurso académico de excelência e dedicação à investigação.

Leonor Andrade foi incentivada a concorrer a este prémio pelo investigador do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) João Horta Belo, um dos seus orientadores no Programa de Estágios Extra Curricular da FCUP (PEEC). A jovem de 22 anos ficou surpreendida ao receber o e-mail a comunicar que estava no “top 3” do prémio. “Não pensava de todo que ia ficar colocada, já que era um prémio internacional e estava a concorrer com estudantes de todo o mundo, muitos deles nas melhores universidades a nível de física. Para além disso, o grau académico era considerado e estava então a concorrer com estudantes em fase final de mestrado e já no doutoramento, o que me colocava numa posição clara de desvantagem académica”, conta.

A estudante irá viajar até à Georgia para participar, entre os dias 4 e 11 de agosto, na Conferência Internacional de Estudantes de Física (ICPS), em Tbilisi, onde serão homenageados os três estudantes destacados. Leonor é a única portuguesa premiada, representando assim Portugal.

Sobre a premiada

Leonor Andrade é estudante do primeiro ano do Mestrado em Engenharia Física da FCUP e atualmente encontra-se a realizar investigação no IFIMUP, sob a orientação dos investigadores Gonçalo Oliveira (orientador principal) e de João Horta Belo, em perovskitas duplas à base de terras raras para aplicações de captação de energia.

Para além disso, é também presidente do PhysikUP – Grupo de Estudantes de Física, Engenharia Física e Astronomia da Universidade do Porto desde setembro de 2023 e tem vindo a desenvolver várias atividades com a colaboração do DFA/FCUP e outras entidades parceiras no ano letivo 2023/2024.

Por Renata Silva / FCUP