FCUP vai ajudar na construção de telescópio solar ‘made in’ Portugal

Tem o nome de PoET (Paranal solar Espresso Telescope, ou Telescópio Solar do Espresso no Paranal – Chile) e é um telescópio solar que se prevê entrar em funcionamento em 2025. A FCUP irá ajudar na construção deste telescópio, fabricado na sua totalidade em Portugal e que será operado à distância a partir do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

O docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do IA, Nuno Cardoso Santos, é o investigador principal do PoET. “A assinatura do contrato com o ESO foi um passo fundamental no desenvolvimento do projeto FIERCE, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), com os fundos a serem administrados conjuntamente pelo CAUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências da FCUL”, comenta. O projeto FIERCE (FInding Exo-eaRths: tackling the ChallengEs of stellar activity) procura resolver, de um novo ângulo, o problema do ruído estelar, ruído este que limita bastante a procura e caracterização de outras Terras no Universo.

Para mais detalhes ver noticia UP, ou noticia IA.