Dias da Física – 1ª edição
Com vista a dar a conhecer um pouco da atividade científica que se desenvolve no DFA, irá decorrer nos próximos dias 29 e 30 de Março os “Dias da Física”. O objetivo é mostrar aos alunos das licenciaturas de Física e Engenharia Física diferentes percursos profissionais, dentro e fora da vida académica, que estão ao alcance de um estudante de Física.
Inscrevam-se aqui!
Organização: Arlete Apolinário, Jorge Martins, Luis Coelho, Maria Fátima Mota, Miguel Costa, Pedro Teles e Vasco Gonçalves.
Palestras:
Nuno Silva (INESC TEC) – Ótica e fotónica: uma caixa de ferramentas
Resumo: De um modo geral, a ótica e a fotónica dedicam-se ao estudo das propriedades da luz e à utilização das mesmas para o desenvolvimento de nova tecnologia, desde a propagação de informação até à sensorização e microfabricação. Num ponto de vista mais conceptual, estas aplicações estão conectadas com princípios, propriedades e comportamentos dinâmicos da luz e da sua interação com a matéria, constituindo assim ferramentas que não só desempenham um papel importante nas diversas tecnologias atuais como suportaram e suportam desenvolvimentos cruciais em diversas áreas da física clássica à física moderna. Nesta apresentação procuramos discutir e repensar estas ferramentas e a sua utilidade, fazendo a ponte com as atividades desenvolvidas no Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC.
João Belo Horta (IFIMUP) – Materiais magnéticos e suas transições de fase: princípios e aplicações
Resumo: Nesta palestra irão ser abordadas as aplicações em energia e refrigeração dos materiais ditos magnetocalóricos– materiais magnéticos que exibem variações de temperatura quando sujeitos a um campo magnético – e o que acontece às suas transições de fase quando estes materiais são confinados espacialmente (em filmes finos e/ou nanopartículas). Irão ser dados exemplos de como materiais magnéticos simples, como o Ferro e o Gadolínio, quando produzidos à nano-escala possuem importantes propriedades magnéticas que podem ser usadas em aplicações biomédicas – como o contraste magnético por ressonância ou a hipertermia magnética (como terapêutica contra o cancro).
Vasco Gonçalves (CFP) – Da transição de fase da água à gravidade quântica
Resumo: A teoria quântica de campos é essencial para descrever diversos fenómenos físicos, desde sistemas de matéria condensada até colisões de partículas em aceleradores de alta energia. Nesta palestra, irei mostrar como a gravidade quântica e a transição de fase da água (líquido/vapor) podem ser descritos pelo mesmo formalismo.
Pedro Teles (FIS-MED) – Física Médica no DFA
Resumo: Desde a descoberta dos raios-X nos finais do séc. XIX, e a par e passo com a evolução da Física Atómica e a Física Nuclear, houve avanços gigantescos na área da Medicina fruto da aplicação de conceitos físicos à medicina (imagem e diagnóstico, mas também na área do tratamento). Desde aceleradores lineares com utilização de inúmeras partículas, como os fotões e eletrões aos hadrões pesados até à utilização de radiofármacos. Nesta palestra, pretende-se dar a conhecer aos estudantes as diferentes áreas de estudo da Física Médica que existem no Departamento de Física e Astronomia, que vão desde o estudo da utilização de nanopartículas de ouro para tratamentos de cancro, passando pelo estudo de novas formas de tratamento utilizando partículas pesadas, desenvolvimento de novas técnicas de simulação de transporte de partículas utilizando Monte-Carlo, como também o estudo de campos de radiação no espaço e em outros planetas para efeitos de proteção radiológica, e ainda temas mais virados para a prática clínica em si, em estreita colaboração com o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Hospital de Santo António.
Jorge Martins (CAUP) – Um Nobel para a Astronomia: à descoberta de outros mundos
Resumo: Estaremos sós no Universo? Esta pergunta aparentemente tão simples tem gerado deste tempos immemoriais discussões a todos os níveis, desde as mais humildes conversas de café até conferências mundiais com cientistas de todo o mundo. Em 1995, com a descoberta de 51 Pegasi b (o primeiro planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol) por Michel Mayor e Didier Queloz, foi dado um passo de gigante em direção à resposta a essa pergunta. Esta descoberta foi considerada de tamanha importância que mereceu a atribuição do Prémio Nobel da Física de 2019 a estes dois investigadores (prémio esse partilhado com James Pebbles pelo seu trabalho de investigação teórica na area da cosmologia). Desde então, já foram confirmados milhares de planetas em torno de outras estrelas, alguns dos quais caracterizados em termos de composição e estrutura, mas continuamos sem conseguir ainda responder à questão. Nesta palestra, iremos discutir algumas das descobertas mais relevantes neste campo desde a descoberta de 51 Pegasi b, assim como alguns dos caminhos que estão sendo trilhados com o intuito de responder a esta questão.
————————————
Mesa redonda alunos MSc e PhD:
Catarina Monteiro (INESC TEC) – Programa Doutoral em Engenharia Física
João Pedro Carvalho (INESC TEC) – Mestrado em Engenharia Física
Bárbara Soares (CAUP) – Programa Doutoral em Astronomia
Francisco Pimenta (CAUP) – Mestrado em Astronomia
Joana Silva (IFIMUP) – Programa Doutoral MAP-FIS
João Freitas (IFIMUP) – Mestrado em Engenharia Física
Bruno Mendes (IPO) – Programa Doutoral em Engenharia Física
Jorge Pereira – Mestrado em Física Médica
João Vilas Boas (CFP) – Programa Doutoral MAP-FIS
Raul Liquito (CFP) – Mestrado em Física
————————————
Mesa redonda Indústria e Serviços:
Fábio Rocha (Portfolio Manager na Qspark Capital)
Doutorado em Física pela Universidade de Princeton em 2010, Fábio Rocha enveredou depois por uma carreira nos mercados financeiros. Começou na Tradeworx nos USA, onde fez parte da High Frequency Trading desk. Em 2018, mudou-se para a Blueshift Asset Management, um hedge fund quantitativo baseado nos USA, e voltou para Portugal para abrir um escritório local. Depois de um breve interlúdio em 2022-2023 como engenheiro de software na Quansight, voltou muito recentemente ao mundo dos mercados de capitais com a Qspark.
Ana Rita Ribeiro (4DCell)
Licenciada em Física pela FCUP (2007-2012) e Doutorada, também em Física, no INESC TEC (2013-2017). Desenvolve a sua atividade na “4Dcell”, uma empresa de Biotecnologia com sede em Paris, que desenvolve e comercializa ferramentas para cultura celular que permitem reproduzir condições in vivo num ambiente in vitro. Estas permitem não só compreender princípios fundamentais da biologia celular, como também são essenciais no descobrimento e desenvolvimento de novos medicamentos bem como na avaliação toxicológica dos mesmos, de forma a que se minimize o uso de modelos in vivo. De início foi responsável por desenvolver um dispositivo que permite imobilizar e confinar células, passando mais tarde a gerir a equipa de Desenvolvimento. Hoje em dia ocupa o cargo de Diretora Técnica, onde tem um papel mais abrangente no desenvolvimento da empresa.
Joana Vale, MSc (ATRYS & Júlio Teixeira)
A Mestre Joana Vale (MFM/FCUP) é uma especialista em Física Médica certificada pela Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), com especialidade na área da Radioterapia e Medicina Nuclear. Realiza a sua atividade profissional em diversos centros de Medicina Nuclear e de Radioterapia no Norte do País. Também leciona na Universidade Católica Portuguesa, e na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Paula Brochado (Farfetch)
Paula Brochado is the Product lead behind Inspire by Farfetch, an industry leading recommendations engine for the luxury domain, that delivers omnichannel, personalised and real-time experiences, by using AI, machine learning and other hot buzzwords of the tech world. As a former astrophysicist and Head of Analytics at the largest Portuguese grocery e-commerce platform (SONAE), she developed a healthy obsession with data science based products, and is a believer that interpreting data is two parts science and one part art.
Gilberto Loureiro (CEO & CO-FOUNDER SMARTEX)
Gilberto Loureiro is the CEO and Co-Founder of Smartex.ai, a company that specializes in vision systems for the textile industry. Gilberto has a Master’s Degree in Physics Engineering from the University of Porto, with a minor in Finance, Economics, and Management. He began his career as a textile factory operator, operating circular knitting machines and inspecting fabrics manually. Subsequently, Gilberto became a Consultant and Researcher at CeNTI – Centre for Nanotechnology and Smart Materials, where he was responsible for the development and production of smart textiles with special sensitive purposes. Following this, he was appointed as the Expansion Manager for Elsterfeld S.A. in Europe, where he was responsible for analyzing, optimizing, and executing the global expansion strategy. In 2018, Gilberto co-founded Smartex.ai and has since attracted multiple investment rounds, enabling the company to grow exponentially. His mission is to create innovative technology to empower textile factories around the world to produce with zero waste.