Noticia IA | Inteligência artificial ajuda à identificação de objetos astronómicos

A classificação de objetos astronómicos sempre foi um problema. A distâncias quase inimagináveis, por vezes torna-se difícil para os astrofísicos distinguir se estes objetos são estrelas, galáxias, quasares, supernovas ou nebulosas, por exemplo.

Para tentar resolver este problema clássico, Pedro Cunha (estudante do Programa de Doutoramento em Astronomia) e Andrew Humphrey, ambos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço na Universidade do Porto, criaram o SHEEP, um algoritmo de inteligência artificial (machine learning) que determina a natureza dos astros.

Para Pedro Cunha, aluno de doutoramento no Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e primeiro autor do artigo agora publicado na revista Astronomy & Astrophysics: “Este trabalho nasceu como um projeto paralelo da minha dissertação de mestrado. É a combinação de tudo o que aprendi durante o tempo que passei num projeto único.” Andrew Humphrey, o orientador do mestrado e agora coorientador do doutoramento de Cunha, faz questão de destacar: “Foi espantoso obter um resultado tão interessante, em especial numa dissertação de mestrado!”

Ver noticia IA, noticia FCUP ou noticia U.Porto.