Várias publicações científicas, incluindo artigos em revistas com revisão por pares mas também livros ou trabalhos de outro tipo, têm vindo a ser trabalhadas e concluídas no âmbito do DEDC. Entre estes trabalhos incluem-se trabalhos desenvolvidos pelos docentes do programa doutoral, mas também trabalhos feitos em coautoria com os próprios estudantes do DEDC.
Em coautoria com estudantes do DEDC
2017
- Francisco, N., Morais, C., Paiva, J. C., & Gameiro, P. (2017). A colourful bond between Art and Chemistry. Foundations of Chemistry, 19(2), 125-138. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10698-016-9259-y.
- Mota, J., Morais, C., Moreira, L., & Paiva, J. C. (2017). mSciences: an affinity space for science teachers. European Journal of Contemporary Education, 2017, 6(3): 401-413. DOI: http://dx.doi.org/10.13187/ejced.2017.3.401
2016
- Paiva, J. C., Morais, C., Costa, L., & Pinheiro, L. (2016). The shift from “e-learning” to “learning”: Invisible technology and the dropping of the “e”. British Journal of Educational Technology, 47 (2), 226–238. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/bjet.12242.
2015
- Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Poetry and alkalimetal: Building bridges to study the atomic radius and the ionization energy. Chemistry Education Research and Practice, 16, 893-900. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C5RP00115C
2010
- COSTA, I. A., MONTEIRO, M. J., COSTA, M. R. (2010). Metodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional In Revista Arquipélago – Ciências Educação, n.º 11. Universidade dos Açores. Ponta Delgada. ISBN: 0873-8165
- COSTA, I. A., MONTEIRO, M. J., COSTA, M. R. (2010). O Socioconstrutivismo no ensino das ciências em Portugal: promoção da alfabetização científica dos cidadãos? In Livro de Actas do VII Congresso Iberamericano de Psicología. Consejo General de Colegios Oficiales de Psicólogs de España (COP) & Federación Iberoamericana de Asociaciones de Psicología (FIAP). Oviedo. ISBN: 978-84-923717-8-5
2009
- COSTA, I. A., MONTEIRO, M. J., COSTA, M. R. (2009). Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional. In Livro de Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho e Universidade da Coruña. Braga. ISBN: 978-972-8746-71-1
2008
- COSTA, I. A. & MONTEIRO, M. J. (2008). Metodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional – a realidade portuguesa?. In Livro de Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. UFSC. Florianópolis (Brasil). ISBN: 978-85-87103-39-0
Por docentes do DEDC
2018
- Cabral, João Paulo S. 2018. A História Natural de Portugal em Domingos Vandelli. Colibri, Lisboa, 344 pg.
2017
- Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2017). Activities with Parents on the Computer: an ecological framework. Journal of Education Technology & Society, 20(2), 1-14. http://www.ifets.info/download_pdf.php?j_id=76&a_id=1803
2016
- Cabral, João Paulo S. & Martins, João M. S. 2016. Jerónimo Lobo SJ and his Discourse of palm-trees in the context of sevententh-century botany. Archives of Natural History, 43(2): 321-335.
2015
- Morais, C. (2015). Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent ‘chemophobia’ and promote young children´s scientific literacy. Journal of Chemical Education, 92(1), 5865. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed5002416
- Cabral, João Paulo S. 2015. La circulación de ideas, productos exóticos y joyería en Europa en los siglos XVI-XVII. El fabuloso coco de las Maldivas entre botánicos, comerciantes, joyeros y príncipes. Llull, Revista de la Sociedad Española de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, 38(82): 237-258.
- Cabral, João Paulo S. 2015. Tradição e inovação na botânica dos Colóquios. Os cocos e as palmeiras segundo Garcia de Orta. Em: Adelino Cardoso & Palmira F. da Costa (eds.) Botânica, Medicina e Cultura nos “Colóquios” de Garcia de Orta. Colibri, Lisboa, ISBN: 978-989-689-534.
2014
- C. Morais, J. C. Paiva, Porque Pirilampiscam os Pirilampos?... E muitas outras perguntas luminosas sobre química. Gradiva, Lisboa, 2014.
2012
- J. C. Paiva, Quase Poesia Quase Química, Sociedade Portuguesa de Química, 2012.
- P. Simeão, A. Sampaio, J. C. Paiva, A. Ferreira, Ensino Experimental das Ciências – Um Guia para Professores do Ensino Secundário. Física, Editora UP, Porto, 2012.
2010
- A. Dinis, J. C. Paiva, Educação, Ciência e Religião, Gradiva, Lisboa, 2010.
2009
- Cabral, João Paulo 2009. GONÇALO SAMPAIO. VIDA E OBRA – PENSAMENTO E ACÇÃO. Edição da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; Póvoa de Lanhoso, Junho de 2009; 301 pg. ISBN 972-96776-5-8.