29 DEZEMBRO / DOMINGO / 18:40
FCUP PT 
 EN
 
 
APRESENTAÇÃO
PESSOAS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
BIBLIOTECA
NOTÍCIAS
CONTACTOS

Administração Centralizada de Grupos de Sistemas UNIX

Mário João Gonçalves Antunes

Mestrado em Informática - Ramo de Sistemas e Redes
Departamento de Ciência de Computadores
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Outubro 2001


Resumo

A composição das redes de computadores UNIX nas organizações é cada vez mais heterogénea, contendo máquinas de várias arquitecturas e de diferentes famílias UNIX, com características de configuração e gestão próprias, dispersas geograficamente por vários edifícios. Desta forma, a execução de uma tarefa em várias máquinas da rede implica que o administrador domine vários sistemas operativos UNIX e conheça profundamente todas as máquinas, tornando o seu trabalho naturalmente mais complexo e repetitivo, podendo conduzir ao aparecimento de erros na configuração.

Uma solução mais eficiente baseia-se na centralização das tarefas de administração e de configuração das máquinas da rede, bem como no seu agrupamento em conjuntos lógicos de acordo com regras definidas pelo administrador, como a localização geográfica ou a funcionalidade. Nesta solução cada grupo tem uma configuração que se associará a todas as máquinas do grupo.

O MetaWebmin é um sistema de administração que implementa a solução descrita. Permite a gestão de grupos de sistemas e entre eles a configuração de recursos da rede numa perspectiva Cliente/Servidor, podendo cada um dos componentes pertencer a grupos diferentes. A gestão da configuração da rede efectua-se pelo preenchimento de formulários e a posterior centralização num repositório implementado numa base de dados MySQL. Essa configuração pode corresponder aos utilizadores, grupos UNIX e recursos da rede, como o NFS e o DNS. A actualização local dos ficheiros de configuração nos sistemas garante-se por pedidos HTTP do MetaWebmin aos servidores Webmin em execução. Estes recebem no pedido os parâmetros necessários à actualização dos ficheiros de configuração envolvidos. A arquitectura do MetaWebmin divide-se em três camadas; a interface cliente, o servidor MetaWebmin juntamente com a base de dados e os servidores Webmin em execução nos sistemas.

Para solucionar os problemas de consistência e integridade dos dados entre a configuração central e a local de cada sistema, o MetaWebmin disponibiliza um módulo de análise de consistência e actualização do sistema com a configuração central. No sentido de minimizar situações de inconsistência derivadas de erros nos pedidos do MetaWebmin aos servidores Webmin, existe um módulo de tratamento de falhas e correcção automática de pedidos em erro.

O MetaWebmin foi desenvolvido em {\em Perl}, é modular, usa protocolos standard da Internet e é de fácil instalação e utilização.


FCUP 2024