O estudo dos solos e águas da área envolvente à escombreira de S. Pedro da Cova, em desenvolvimento no Projeto CoalMine, permitirá a identificação dos compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser perigosos para os ecossistemas e saúde humana.
A composição geoquímica dos solos e águas da área envolvente à escombreira será determinada. O estudo já iniciado visa ainda a determinação de vários parâmetros físico-químicos da qualidade da água, em pontos estrategicamente definidos. As temperaturas associadas à autocombustão, bem como os movimentos de material na escombreira serão também monitorizados através de técnicas de deteção remota.
A quantificação de poluentes nos solos e nas águas permitirá a análise da sua distribuição espacial e a extensão da poluição através da aplicação de algoritmos geoestatísticos e da exploração dos dados geoespaciais que possibilitarão a caracterização dos riscos ambientais e de saúde pública.
A interpretação e integração dos resultados permitirá a identificação e caracterização dos impactes ambientais causados pela escombreira em autocombustão, que serão essenciais para a definição de medidas de mitigação e recuperação. Espera-se com a disseminação dos resultados contribuir para o aumento do conhecimento científico e fornecer informações válidas para os tomadores de decisões.