Projecto Coal Mine

A autocombustão do carvão pode ocorrer durante a exploração mineira ou em depósitos resultantes da exploração. Em S. Pedro da cova, tem-se vindo a acompanhar o fenómeno na antiga escombreira mineira, potenciado por grandes incêndios florestais que aconteceram em 2005.
A autocombustão do carvão causa a mobilização de poluentes que podem disseminar-se através do ar ou águas e/ou depositar-se nos solos da área envolvente, pelo que o estudo desta temática, enquadrando-a num contexto espacial, é imperativo para a análise de risco para a população e avaliação de medidas mitigadoras.
O Projeto CoalMine é um projeto de investigação científica que teve início em 2018, com a ambição de dar resposta a algumas destas questões. Os principais objetivos do projeto prendem-se com a caracterização e quantificação dos impactes ambientais causados pela autocombustão da escombreira das antigas minas de carvão de S. Pedro da Cova, incluindo os impactes nos ecossistemas e saúde humana.
Trata-se de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através do apoio (co-financiamento) concedido pelo COMPETE 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020.

Escombreira
Escombreira da Antiga Mina de S. Pedro da Cova em processo de autocombustão