ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA (Ciências Naturais)
A ilustração científica consiste na produção de imagens para a comunicação e divulgação em Ciência. Exige rigor, clareza, boa leitura, qualidades estéticas e pode ser adaptada a diversos públicos. Ferramenta de aprendizagem, a ilustração científica é indispensável na transmissão de informação visual no domínio das Ciências Naturais, estendendo-se com critérios similares a outras áreas do conhecimento, nomeadamente, a arqueologia e a medicina.
Ilustrar (Ciência) significa iluminar, esclarecer, dar a conhecer factos e conceitos (da Ciência) através de imagens impressas na produção de livros, artigos, revistas, em projetos expositivos, na internet, etc.
Hoje em dia, a criação destas imagens beneficia de toda a tecnologia digital e permite uma grande diversidade de resultados finais, mas os novos métodos e instrumentos não substituiram os anteriores; chegaram por acréscimo e aumentaram as possibilidades. Para além das ilustrações criadas por via digital, total ou parcialmente, continuam a ser usadas as técnicas tradicionais (tinta da china, grafite, aguarelas, acrílicos, lápis de cor e diversas técnicas mistas).
Na ilustração científica, o ponto de partida é o desenho de observação, que conduz o processo de interpretação e planeamento.
Na observação cuidada de um organismo, o desenho seleciona a informação relevante, omite o desnecessário, simplifica, sintetiza. O desenho permite a composição de vários elementos não disponíveis em simultâneo, faz uma gestão da profundidade de campo e da iluminação do modelo, elimina sujidade e fatores de ruído, e tem a extraordinária capacidade de reconstruir partes inexistentes, escondidas ou danificadas.
Há um lugar para a ilustração que não é substituível pela fotografia, embora esta seja fundamental para o trabalho do ilustrador.
O ilustrador científico necessita uma formação bivalente, em arte e ciência,
Os profissionais são habitualmente artistas que se interessaram por ciência ou vice-versa, e que desenvolveram competências em comunicação visual aplicada a determinadas áreas científicas.
A ilustração científica segue o desenvolvimento e as necessidades científicas, numa relação de dependência, assumindo a comunicação visual. O rigor dos conteúdos sobrepõe-se às preocupações estéticas, embora estas não sejam descuradas na construção de uma imagem atrativa e com boa leitura.
Independentemente da forma como uma ilustração científica possa ser apreciada, importa referir os objectivos que guiaram a sua concepção: atrair, informar, descrever, explicar, sensibilizar, transmitir um facto ou conceito científico, com honestidade.
A comunicação e divulgação das Ciências Naturais depende cada vez mais do recurso a imagens, as ilustrações científicas e o desenho de natureza, desde a imagem tradicional ao potencial da imagem em movimento.
Pedro Salgado