Projeto europeu VISCA da FCUP entre os projetos-chave na estratégia europeia contra as alterações climáticas

O projeto foi distinguido pela UE pela sua importância na adaptação do setor agrícola à crise climática global

Liderado na FCUP por Jorge Queiroz, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) e investigador no GreenUPorto, este projeto foi distinguido pela sua contribuição “para uma produção sustentável e resiliente de vinho” e para a “estratégia europeia de Adaptação às Alterações Climáticas”, “forjando uma Europa Climaticamente Resiliente”.

“O VISCA visou desenvolver um Sistema de Suporte à Decisão (VISCA DSS) que integrando clima, serviços agrícolas e práticas vitícolas, dotasse os vitivinicultores de um software integrando as informações de que necessitam para melhor se adaptarem às condições de alterações climáticas e desse modo garantir um melhor vinho”, explica o docente da FCUP.

Da equipa deste projeto, fizeram ainda parte os docentes do DGAOT Susana Carvalho, Anabela Carneiro, Ana Aguiar e a estudante de doutoramento Inês Cabral, tendo o trabalho de campo sido desenvolvido no Douro em colaboração com a empresa de vinhos do Porto “Symington Family Estates”.

O VISCA foi financiado pelo programa Horizonte 2020 e envolveu também investigadores de Espanha (país coordenador), Itália, França e Inglaterra.

Saiba mais sobre o VISCA no website do projeto (https://www.visca.eu/).