Plataformas e experiências de e-learning em Química
(Destina-se a Formandos com conhecimentos básicos de interacção com a plataforma Moodle)
Fundamentação do Plano de Formação
O e-learning é uma das vertentes mais prometedoras dentro do vasto leque de utilizações educativas do universo digital. Recorrendo a plataformas coerentes e cursos bem organizados é possível chegar mais além no que respeita à qualidade e à quantidade daquilo que se ensina e se aprende. Além do encurtamento do espaço físico e do acesso a locais com difíceis acessibilidades, as plataformas de e-learning permitem também alternativas qualificadas que minimizam ou mesmo anulam certas dificuldades de gestão do tempo por parte de quem quer aprender e ensinar. Levam a escola para fora da escola e prolongam a aprendizagem. Somam-se ainda vantagens para as próprias formas de ensinar e aprender, que poderão incluir estratégias mais colaborativas e orientadas para a sociedade marcadamente tecnológica e digital em que vivemos.
Pretende-se com esta acção reflectir sobre a problemática do e-learning em Química. Conhecer ambientes de ensino a distância e praticar em plataformas de e-learning (Moodle em particular) adequadas, com o intuito de motivar e estimular a sua implementação real, por parte dos professores de Química, em terreno educativo, com os alunos.
Objectivos do Curso
Reflectir sobre as virtudes e constrangimentos associados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Química.
Analisar o caso particular do EAD vantagens, desvantagens e subtilezas.
Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning.
Conhecer algumas plataformas de e-learning e as respectivas vantagens e desvantagens.
Conhecer mais aprofundadamente as funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos.
Conhecer algumas experiências de EAD levadas a cabo em Portugal e no mundo
Analisar criticamente o EAD que se tem praticado.
Dinamizar fóruns e participar em chats de conversação síncrona.
Criar e desenvolver um
projecto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD aplicado ao
ensino da Química, como por exemplo: desenhar um curso de EAD; explorar as ferramentas de e-learning
(hipertextos, quiz, testes, chat); fazer Quiz sobre EAD; FAQ em
EAD; o advogado do diabo do EAD; boas práticas de e-learning;
obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning;
videoconferência e e-learning; certificação e sigilo em e-learning
e o futuro;
e-learning e formação contínua; e-learning no ensino secundário:
uma ousadia?; etc.).
Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning.
Perspectivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais.
Conteúdo programático
Apesar dos conteúdos da acção não serem estanques organizam-se em módulos:
1- Apresentação: dos formadores e dos formandos, do plano de trabalhos a desenvolver e dos objectivos da acção 1 horas
2- Funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos. Referência a outras plataformas de e-learning 2 horas
3- Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning e algumas experiências de ensino a distância levadas a cabo em Portugal e no mundo. Analisar criticamente o ensino a distância que se tem praticado 3 horas
4- Dinamização de fóruns e participação em chats de conversação síncrona 6 horas
5- Criação e desenvolvimento de um projecto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD, como por exemplo: desenhar um curso de EAD; explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat); fazer Quiz sobre EAD; FAQ em EAD; o advogado do diabo do EAD; boas práticas de e-learning; obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning; videoconferência e e-learning; certificação e sigilo em e-learning e o futuro; e-learning e formação contínua; e-learning no ensino secundário: uma ousadia?; etc.) - 6 horas
6- Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning. Perspectivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais 3 horas
7 - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas sessões virtuais. Síntese da acção e propósitos de continuidade 4 horas
Metodologias
Haverá uma sessão presencial inicial e uma outra sessão presencial final. Poderão existir outras sessões presenciais intermédias ao longo do curso.
Terão lugar algumas sessões virtuais, podendo existir algumas sessões síncronas e com bastantes momento assíncronos, em horas oportunas para os formandos.
As sessões síncronas terão a duração aproximada de 1 hora 15 minutos.
Cada formando terá o seu projecto pessoal na plataforma de e-learning, que ele próprio gere e dinamiza.
No final de alguns momentos virtuais haverá um TPC que será pretexto da aula seguinte ou de publicações individuais.
Na última sessão far-se-á a
partilha dos trabalhos elaborados pelos diferentes formandos,
presencialmente.
MÁXIMO DE FORMANDOS: 18
Ficha de inscrição * envie a sua ficha de inscrição para formacao.continua@fc.up.pt
As inscrições são consideradas definitivas após o pagamento da propina.