Plataformas e experiências de e-learning em Química

(Destina-se a Formandos com conhecimentos básicos de interacção com a plataforma Moodle)

 

Fundamentação do Plano de Formação

 

 O e-learning é uma das vertentes mais prometedoras dentro do vasto leque de utilizações educativas do universo digital. Recorrendo a plataformas coerentes e cursos bem organizados é possível chegar mais além no que respeita à qualidade e à quantidade daquilo que se ensina e se aprende. Além do encurtamento do espaço físico e do acesso a locais com difíceis acessibilidades, as plataformas de e-learning permitem também alternativas qualificadas que minimizam ou mesmo anulam certas dificuldades de gestão do tempo por parte de quem quer aprender e ensinar. Levam a escola para fora da escola e prolongam a aprendizagem. Somam-se ainda vantagens para as próprias formas de ensinar e aprender, que poderão incluir estratégias mais colaborativas e orientadas para a sociedade marcadamente tecnológica e digital em que vivemos.

 

Pretende-se com esta acção reflectir sobre a problemática do e-learning em Química. Conhecer ambientes de ensino a distância e praticar em plataformas de e-learning (“Moodle” em particular) adequadas, com o intuito de motivar e estimular a sua implementação real, por parte dos professores de Química, em terreno educativo, com os alunos.

 

Objectivos do Curso

 

 

Conteúdo programático

     Apesar dos conteúdos da acção não serem estanques organizam-se em módulos:     

1-      Apresentação: dos formadores e dos formandos, do plano de trabalhos a desenvolver e dos objectivos da acção – 1 horas

2-      Funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos. Referência a outras plataformas de e-learning– 2 horas

3-      Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning e algumas experiências de ensino a distância levadas a cabo em Portugal e no mundo. Analisar criticamente o ensino a distância que se tem praticado – 3 horas

4-      Dinamização de fóruns e participação em chats de conversação síncrona – 6 horas

5-      Criação e desenvolvimento de um projecto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD, como por exemplo: desenhar um curso de EAD; explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat); fazer “Quiz” sobre EAD; FAQ em EAD; o “advogado do diabo” do EAD; “boas práticas” de e-learning; obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning; videoconferência e e-learning; certificação e sigilo em e-learning e o futuro; e-learning e formação contínua; e-learning no ensino secundário: uma ousadia?; etc.) - 6 horas

6-      Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning. Perspectivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais – 3 horas

7 - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas sessões virtuais. Síntese da acção e propósitos de continuidade – 4 horas

 

Metodologias

 Ficha de inscrição * envie a sua ficha de  inscrição para formacao.continua@fc.up.pt

       As inscrições são consideradas definitivas após o pagamento da propina.