COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS E LONGAS DISTÂNCIAS
Fundamentação do Plano de Formação
A Física Moderna nasceu nos finais do século XIX devido à realização de diversas experiências que mudaram a forma de pensar sobre a Natureza. A interpretação dos resultados obtidos levou à criação de novos modelos e teorias, que constituíram uma ruptura do ponto de vista epistemológico com as teorias clássicas e abriu portas a um desenvolvimento tecnológico do qual hoje usufruímos grandes benefícios, e que sustenta novos avanços tecnológicos.
Diversos Professores do Ensino Secundário têm solicitado formação em diversos tópicos de Física Moderna para dar resposta às solicitações dos seus alunos bem como para melhorar a sua prática pedagógica neste tema, que é transversal quer à componente de Física quer de Química.
Com esta acção pretende-se dar formação aos Professores do Ensino Secundário em alguns tópicos de Física Moderna, numa base experimental. Uma vez que este tópico do Programa de Física do 12º ano de escolaridade não prevê a realização de experiências, pretende-se que os resultados obtidos possam ser trabalhados posteriormente em ambiente de sala de aula, conjuntamente com os alunos.
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem uma longa tradição na formação e investigação em Física a vários níveis, tendo sido pioneira na criação de um curso de 2º ciclo, direccionado para professores que desejam adquirir competências específicas nos Ensino da Física e da Química. Esta acção vem alargar a oferta de formação em Física oferecida pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, propondo uma abordagem experimental dos conceitos fundamentais da Física Moderna respondendo às exigências pedagógicas dos Professores do Ensino Secundário e que possa tornar-se um forte estímulo à sua apresentação em ambiente de sala de aula.
1. Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didácticas dos professores do grupo de recrutamento 510, a leccionar os programas de Física e Química 10º-12º anos de escolaridade.
2. Proporcionar aos professores a oportunidade de rever, esclarecer e aprofundar conceitos e leis no âmbito da Física Moderna, assim como no domínio de práticas laboratoriais que podem ser utilizadas no ensino experimental da Física.
3. Discutir o impacto dos fenómenos estudados nas novas tecnologias e na medicina moderna.
4. Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à actualização científica e tecnológica no âmbito da Física.
Introdução a algumas experiências de Física Moderna e seu impacto epistemológico. Conceitos e leis envolvidos. Principais aplicações na tecnologia moderna (4H; T).
O papel da experimentação no ensino da Física. Metodologia de trabalho laboratorial. Análise e tratamento de dados experimentais (2H; TP).
Prática laboratorial, cobrindo os seguintes tópicos (16H; P):
1.1. Efeito fotoeléctrico
1.2. Razão e/m para o electrão
1.3. Quantificação da carga eléctrica
1.4. Efeito Hall
1.5. Radioactividade
1.6. Variação da resistividade de um semicondutor com a temperatura
1.7. Espectroscopia atómica
1.8. Experiência de Frank-Hertz.
Avaliação dos formandos e da acção de formação (3 h; P).
Metodologias
Aulas teóricas: 1 turma com 16 formandos (máximo); apresentação dos conteúdos da acção, suportada por audiovisuais e textos de apoio.
Aulas teórico-práticas: 1 turma com 16 formandos (máximo); exposição breve dos conteúdos básicos sobre análise de dados experimentais com suporte em programas informáticos, apoiada em audiovisuais e textos informativos; trabalho em pequenos grupos com recurso a meios informáticos.
Aulas práticas: 1 turma com 16 formandos (máximo); trabalho laboratorial em grupos de 2 formandos.
Ficha de inscrição * envie a sua ficha de inscrição para formacao.continua@fc.up.pt
As inscrições são consideradas definitivas após o pagamento da propina.